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Autor: Diana Patrício (Naturopata na Sublime Care)

A batata-doce está na moda, e ainda bem. Ou melhor, penso que não será exatamente uma moda, mas sim uma tendência.

As pessoas estão, de uma forma geral, mais informadas acerca dos benefícios da batata-doce para a saúde e, portanto, parece-me que o aumento do consumo deste alimento veio para ficar.

Este alimento reúne um conjunto de características que beneficia a saúde de todas as pessoas, além de ter um sabor agradável para a maioria, podendo ser utilizado na composição de um vasto leque de pratos deliciosos, incluindo sobremesas.

Deixo-vos aqui 5 factos acerca dos benefícios do consumo de batata-doce.

#1 Baixo índice glicémico

Este é um dos factos preferidos da maioria das pessoas. O índice glicémico indica o impacto causado pela ingestão de determinado alimento na subida dos níveis de açúcar no sangue (glicémia). O facto de a batata-doce ter um baixo índice glicémico, muito inferior ao da batata comum, faz com que seja muito apreciada por pessoas que: estão a tentar perder, ou têm a preocupação de manter um peso adequado; sofrem de diabetes; e que praticam desporto regularmente. Consumir batata-doce antes de praticar exercício físico é uma boa recomendação, já que a mesma liberta o açúcar de forma bastante lenta na corrente sanguínea, evitando picos de glicémia, sendo, portanto, uma fonte de energia estável que confere uma boa capacidade de resistência durante o treino.

É importante referir que o excesso de picos de glicémia e, consequentemente, de insulina no sangue, promovem o armazenamento de gordura, pelo que optar por alimentos baixos em hidratos de carbono ou que possuam hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta, é sempre a melhor solução para uma boa saúde em geral, e particularmente para quem quer perder massa gorda.

#2 Elevado valor nutricional

A batata-doce é muito rica em: vitamina C; folatos, muito importantes para a saúde do sistema nervoso e para prevenir anemia; beta caroteno (que é convertido no nosso corpo em vitamina A); e em minerais potássio e magnésio, muito importantes para a saúde muscular e para o sistema nervoso.

#3 Contém menos agro-tóxicos

Embora eu privilegie e recomende sempre a aquisição e o consumo de alimentos de produção biológica, existem alguns alimentos, que por não serem produzidos de forma massiva, terão menos agro-tóxicos, e a batata-doce faz parte dessa lista.

#4 Excelente para a pele

Por ser muito rica em beta caroteno, a batata-doce é um excelente alimento para a pele, já que a vitamina A, que resulta do beta caroteno, ajuda a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele. Na verdade, vários cosméticos de elevado custo para a pele contêm na sua composição retinol, que é uma substancia que deriva da vitamina A.

#5 Favorece a saúde digestiva

Por ser uma excelente fonte de fibras dietéticas, além de se tornar um alimento bastante saciante, deixando-nos sem fome por mais tempo, contribui também para uma boa saúde do trato digestivo, prevenindo a obstipação e o cancro do cólon.

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