Close

Constelações Familiares

Constelações Familiares (ou Constelações Sistémicas ou Constelações Familiares Sistémicas) são um método terapêutico criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, baseado em elementos da terapia familiar sistémica.

As constelações familiares divergem significativamente das formas convencionais de psicoterapias cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas.

As constelações familiares baseiam-se no pressuposto de que os problemas de uma dada família podem ser influenciados por traumas sofridos nas gerações anteriores da mesma, mesmo que os afetados atualmente desconheçam o evento original.

Hellinger referia-se à relação entre problemas presentes e passados que não são causados pela experiência pessoal direta como “emaranhados sistémicos”, que ocorrem quando traumas não resolvidos atingem uma família.

Constelações Organizacionais

A teoria sistémica é o estudo das influências e das relações não visíveis nos sistemas ou organizações, a consultoria sistémica é um trabalho que permite olhar para esse campo subtil de influência e trabalhar as informações dessa consciência para otimizar os resultados empresariais.

Se no campo das informações concretas temos tudo o que pode ser mensurado, no campo não verbal temos muitas possibilidades de dinâmicas que são mais silenciosas, porém causam grande impacto na rotina diária da empresa.

A Constelação Organizacional tem a capacidade de dar acesso à informação não-verbal que atua e influencia diretamente as organizações, tornando-se desta forma uma valiosa ferramenta de análise, de apoio para a tomada de consciência/decisão, e de estímulo a novos “insights” dentro das organizações.

partilhar: